Guaraciaba do Norte é referencia na carne abatida e comercializada na região.

SEMACE Certifica a Carne abatida no Frigorífico Sunáros em Guaraciaba do Norte

70% da carne consumida no municipio saem do Sunáros, que hoje é referencia no abate na serra da Ibiabapa

De acordo com Ericlepton Fernandes proprietário do Frigorífico Sunáros, a idéia de criar uma empresa no abate de animais para serem consumidos na região da Serra da Ibiapaba, vem da tradição familiar, a partir do seu avô, que há décadas desenvolvia atividade na área da agropecuária, sendo destaque por conduzir as maiores boiadas da região da Serra da Ibiapaba e circunvizinhanças.

Para a TV Jaguar, Ericlepton disse que chegou a se deslocar da sua terra natal para a capital do estado para ali se dedicar aos estudos. Porém, com o passar do tempo, percebeu as dificuldades de mercado em Guaraciaba do Norte, quando resolveu investir no ramo de frigoríficos, quando então montou seu primeiro empreendimento, que funcionava apenas como frigorífico de cortes, mas com o passar do tempo, transformou em uma estrutura industrial, com capacidade para abater 80 animais por dia, o que é suficiente para atender a demanda existente naquela região.
O Frigorífico Sunáros é a primeira empresa do ramo de abate industrial na região da Ibiapaba a funcionar com o certificado de inspeção ambientais, do município e da SEMACE. Ericlepton Fernandes afirmou que a Sunáros Frigorífico ampliou sua estrutura visando o mercado regional, onde a meta é levar as demais cidades da região da Ibiapaba, carne com selo de inspeção de qualidade sanitária garantido pelos órgãos finalizadores do Governo do Estado.
A Sunáros Frigorífico hoje é referencia na prestação de serviços no abate de animais para o consumo humano, não só em Guaraciaba do Norte, mas para outros municípios que compreendem a serrada Ibiapaba, oferecendo carne de boa qualidade com procedência sanitária, garantindo segurança alimentar para todos.
Uma das marcas registradas da empresa é o controle de qualidade dos serviços, feito através do processo de certificação do controle de trânsito dos animais, avaliação técnica realizada antes do abete pelos veterinários da empresa e do município, que posteriormente realizam a liberação do animal para o abate, dentro de um processo humanitário através de pistola TEK 10 com festim, como recomenda os órgãos de preservação dos animais,  sem provocar nenhum sofrimento ao animal, alem da forma higiênica, onde o animal segue por um sistema mecanizado em carretilha ficando assim impedido de ter o contato com qualquer tipo de contaminação.
Outro referencial do Frigorífico Sunáros é o desenvolvimento de projetos voltados para o social. Conforme nos observou o empresário Ericlepton Fernandes, a Sunáros está com Dois projetos em desenvolvimento na área social. No primeiro, a Sunáros Frigorífico, presta assistência para uma comunidade carente da região através do incentivo ao desporto e outras ações com intuito de promover o estar daqueles moradores. Um grupo de jovens recebe atenção especial nas suas atividades. Na sexta feira 19 de julho, atendendo convite do proprietário do Sunáros Frigorífico, oportunidade em que receberam da direção material esportivo, e ainda conheceram todo o processo do abate, desde a chegada dos animais ao curral de inspeção, passado por todas as ações de esfoleamento, limpeza, pesagem, embalagem e armazenamento.
Outro projeto de cunho social desenvolvido pela empresa Sunáros Frigorífico beneficia jovens recém formados no curso de Agroindústria, aonde após as aulas teóricas, eles vão ao Frigorífico para as aulas praticas do curso de capacitação na manipulação do acondicionamento de alimentos, garantindo assim mais qualidade para os produtos que chegar até a mesa dos consumidores da carne industrializada pelo Frigorífico Sunáros.
Ericlepton Fernandes salientou ainda que a empresa Sunáros tem como objetivo tornar-se a primeira empresa Biosustentável do interior do Ceará. E para tanto, toda matéria orgânica do abatedouro tem um destino final. Aparte de esterco orgânico ali gerado é destinado a uma empresa responsável pela decompostagem do adubo para ser utilizado na adubagem da horta de verduras para o desenvolvimento das plantas.
Os couros são levados para os curtumes, onde é processado para curtimento, enquanto que o sebo, depois de processado é transportado para as fábricas de sabão, perfumarias e cosméticos, cujo destino final dos produtos segue em comprovação por emissão de notas fiscais, e com isso a empresa esta contribuindo de forma direta para que os resíduos sólidos não venham a degradação o meio ambiente.
A visão empreendedora de Ericlepton Fernandes foca o bem está e a segurança de seus funcionários e colaboradores, com a disponibilidade de EPIs (equipamento de proteção individual), para que todos eles possam ter a proteção necessária durante o desenvolvimento de suas ações no abate, visando com isto, evitar algum tipo de acidente de trabalho. A Sunáros também promove a motivação de sua equipe com premiação para aqueles funcionários que dão exemplo ao se manter na área de serviço dentro dos padrões exigidos pela empresa.
70% dos animais consumido hoje em Guaraciaba do Norte  tem como procedência de qualidade e segurança de inspeção sanitária do Frigorífico e Abatedouro Sunáros.

ASSISTA O VIDEO

Carne ja temos agora falta reformar o mercado publico da Cidade de Guaraciaba que é uma precariedade.

Fonte: TV Jaguar