TV Chinesa gera polêmica ao representar protestos no Brasil em animação 3D


"Governante" brasileira e representantes
de eventos esportivos.
Imagem: Reprodução
A NMA TV, emissora de Taiwan, gerou polêmica entre internautas ao fazer um retrato pouco usual das manifestações populares que dominaram o Brasil nas últimas semanas.

Além de abordar questões como o a insatisfação com a corrupção, o preço das tarifas e aversão aos dispêndios públicos com a Copa do Mundo, a animação gerou controvérsia entre brasileiros pelo modo como a animação em 3D foi criada e conduzida.




Policiais foram representadas como gorilas alvejando protestantes e jornalistas indiscriminadamente e à queima-roupa, inclusive no rosto de pessoas pacíficas e inocentes, além de atirarem contra si mesmos, sugerindo inépcia. Em uma das cenas, um "policial", após abater uma mulher sem motivação aparente, pega a bolsa da mesma.

Uma governante brasileira, aparentemente Dilma Rousseff, tenta esconder imagens de protestos na televisão,  sendo isso concomitante ao chão de calçada que se abre para esconder manifestantes, enquanto a mesma mostra o país. A mesma sorri enquanto cédulas de dinheiro caem do céu e, ao lado, pessoas ajoelhadas parecem mendigar e implorar por ajuda.

Em outra cena polêmica, a governante entrega bananas de dinamite a uma população aparentemente pobre, explodindo-os com um detonador. "Ao ocultar a pobreza do povo, eles podem construir 'elefantes brancos' em forma de estádios", relatam.
Em debates promovidos na internet, houve defensores, os quais alegam que seria um modo crítico de abordar o problema, e opositores, os quais acusaram o vídeo, entre outros, de superficialidade, racismo e falta de respeito. Ademais, alguns debatedores comentaram que se trata apenas de uma forma humorística e didática de relatar, de forma honesta, os problemas sociopolíticos do Brasil. Qual é a sua posição?
Confira abaixo (após iniciar o vídeo, é possível clicar duas vezes sobre a imagem para ampliá-la):