Tomaz Holanda contesta denúncia contra vereador do PV de Guaraciaba do Norte

Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (15/05), o deputado Tomaz Holanda (PPS) contestou denúncia feita contra o vereador Julião (PV), do município de Guaraciaba do Norte. O vereador é acusado de desviar água do riacho Timbaúba, construindo uma barragem. “Eu jamais defenderia um crime ambiental, tenho fotos aéreas aqui que comprovam que o que o vereador fez foi um tanque, e não uma barragem, portanto não existe interrupção do leito do rio e nem desvio de água”, pontuou.
Tomaz Holanda informou que, por ter construído o tanque próximo ao leito, o vereador se comprometeu em fazer o replantio à margem do riacho, o que teria sido realizado em agosto do ano passado. “Ele cumpriu o que determinou a fiscalização ambiental. Guaraciaba do Norte tem vocação hortifrutigranjeira e esse tanque garante a irrigação do plantio do vereador, sem falar que o riacho não é perene”, afirmou.

O deputado questionou a administração municipal na gestão do meio ambiente e criticou a derrubada de duas árvores centenárias para a construção de um calçadão. “O prefeito teria que replantar 50 mil árvores por causa dessa derrubada, o que daria 1.701 árvores por mês durante toda a sua gestão. Eu duvido que isso seja feito”, frisou.
Segundo o parlamentar, a denúncia contra o vereador Julião é política, já que ele é presidente do PV e faz parte da oposição ao governo municipal, estando ainda à frente de muitas denúncias. Entre elas, o parlamentar citou a existência de uma empresa fantasma criada no começo da gestão municipal e que teria ganho processos licitatórios de Guaraciaba do Norte. “É a empresa César Augusto de Farias, criada no dia 25/01/2013, no começo da gestão, e que, antes mesmo de ser constituída, ou seja no dia 03/01/2013, já participou de uma licitação. Sem falar que a empresa pertence a César Augusto Farias, que foi motorista da empresa Melo Móveis, que pertence ao primo do prefeito Regivaldo Cavalcante”, denunciou.
Em aparte, o deputado Professor Pinheiro (PT) elogiou o discurso de Tomaz Holanda e fez apenas uma ressalva quanto à localização do tanque. “O vereador não barrou o riacho, mas é interessante que reconstrua o tanque observando a distância mínima do leito do rio que é de trinta metros”, informou.
Roberto Mesquita (PV) também aparteou e disse ser clara a perseguição política contra o vereador Julião de Guaraciaba do Norte. “Há possibilidade de o vereador estar na área de preservação permanente, mas não houve barramento algum”, ressaltou.